O Psicoterapeuta

Apresentação

    Antônio Ricardo Teixeira é psicólogo clínico e exerce sua prática em consultório particular desde o ano de 1980, inicialmente no Rio de Janeiro e atualmente em Brasília, onde trabalha desde 1996 e reside desde 2000. Formou-se pela Universidade Santa Úrsula do Rio de Janeiro, onde acompanhava o fim da ditadura militar de 1964 e o início da era da redemocratização do país e também a explosão do movimento das terapias corporais no Brasil.

    Fez estudos de Freud, Jung, Winnicott, Carl Rogers e Reich, que se tornou seu principal referencial teórico e metodológico. Fez leituras adicionais de mestres como Krishnamurti e outros pensadores orientais, o que o levou a conhecer de perto práticas como meditação e aikido. Sempre acreditou que um bom psicoterapeuta precisa ser suficientemente rigoroso em sua prática para não se confundir; e flexível o bastante para não se enrijecer, pois seu referencial teórico nunca será suficiente para dar conta de todos os problemas que a clínica possa lhe oferecer.

    Os anos 80 foram marcados por intensos estudos e atividades de ensino aos diversos grupos de formação em que trabalhou, voltados para o referencial orgonômico (reichiano) e psicanalítico, além de ter conhecido os trabalhos dos chamados neo e pós reichianos, tais como: A. Lowen, F.Navarro, D.Boadella e Gerda Boysen.

    Nos anos 90, viajou para o Reino Unido, onde se tornou professor convidado do Center for Biodynamic and Integrative Psychoterapy de Galway, na Irlanda. Voltou-se para estudos das estratégias clínicas da hipnose clássica e moderna e do trauma e contribuiu com a organização de cursos de EMDR – Eye Movement Desensitization and Reprocessing no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Brasília. Está diretamente relacionado com os grupos de SE – Somatic Experiencing, desenvolvido por Peter Levine, que é um estudioso do trauma que tem grandes contribuições para a clínica.

    Em 1994, iniciou um profundo processo de revisão pessoal, teórica e técnica com o psiquiatra e orgonomista Jorge Stolkiner, que formou um grupo de estudos e práticas clínicas denominado Open-Orgomomy, e tem sede em Nova York, e ramificações em Córdoba, na Argentina, Porto Alegre e Rio de Janeiro. Atualmente em Brasília, dirige a Somática Psicoterapia Corporal Integrativa, com sede na capital do país.

 

Locais onde estudou e estuda:

– Universidade Sta Úrsula; Livre Associação Psicanalítica – RJ; (psicanálise de grupo)

– CIO – Centro de Investigação Orgonômica (Orgonoterapia e Orgonomia) – RJ;

– SOHIMERJ – Sociedade de Hipnose Médica do Rio de Janeiro;

– Instituto Milton Erickson – BH (Dra.Sofia Bauer);

– EMDR Institute (Dra.Graciela Rodriguez);

– Somatic Experiencig.(Peter Levine).

 

E ainda diversos cursos livres. Atualmente é membro participante do Percurso Psicanalítico de Brasília.

Instituições em que foi co-fundador:

– ICIOR–Instituto Brasileiro de Ciência Orgonômica;

– Holon–Ensino e Pesquisa em Clínica Reichiana e Centro Reichiano de Estudos Terapêuticos – RJ.

 

CURRÍCULO RESUMIDO

De 1981 a 1999 – Consultório particular no Rio de Janeiro.
De 1987 a 1999 – Formador em Psicoterapia Corporal pelas Instituições em que foi co-fundador.

De 1999 até 2002 – Organizador de cursos de EMDR – Eye Movement Desensitization and Reprocessing.

De 1993 a 1995 – Professor convidado do Center for Biodymamic and Integrative Psychoterapy – Galway – Irlanda, UK.

De 1996 até hoje – Atendimento em consultório particular em Brasília. Responsável por palestras, cursos e eventos em universidades, hospitais, empresas e instituições públicas e privadas.